Se você vai a Roma, hospede-se no centro. Embora a hospedagem seja mais cara na região (e é cara), vai compensar o fato de que, com disposição e um razoável preparo físico, você pode percorrer toda a região central a pé, recorrendo de vez em quando ao transporte público ou a um táxi para evitar as subidas mais íngremes. Porque, apesar das sete colinas, andar no centro de Roma é sempre um prazer (ok, quase sempre, porque caminhar pela cidade sob o calor de julho e agosto beira o insuportável).
![]() |
Ficando hospedado na parte laranja do mapa você estará bem localizado |
São vários os bairros centrais e, estando no centro, você estará bem localizado, perto dos principais locais de interesse turístico (aqueles...), restaurantes, bares e praças (aquelas...). Como na maioria das grandes cidades, a única região do centro a se evitar para a hospedagem é aquela muuuito próxima (até uns 500 metros, mais ou menos) à estação de trem (Termini, no caso) - por outro lado, também como de costume, essa é a área mais barata para hospedagem no centro.
Se você clicar aqui, verá, no Booking.com, uma pré seleção dos hotéis nos bairros mais bacanas para ficar hospedado (esses do mapinha acima). Aí é só escolher o hotel que tiver mais a ver com seu gosto e bolso. Se quiser, pode incluir a opção "Rome City Centre" no menu do lado esquerdo do site (isso incluirá, entre outras, áreas como a região do Coliseu, do Vaticano e da Via Veneto). Mas eu começaria a busca só pelos bairros que deixei pré selecionados no link.
Antes de confirmar a reserva do seu hotel, vale sempre dar uma passeada, através do street view do Google Maps, pelas redondezas da sua escolha. O serviço do Google cobre todo o centro da capital italiana e você consegue passear por todas as ruas, exceto aquelas exclusivas para pedestres. Dá uma olhada na Piazza Navona, por exemplo:
View Larger Map
Eu prefiro ficar hospedado no charmoso bairro de Trastevere (clica para ver só as opções de hospedagem no bairro). Que, como diz o nome, fica do "outro" lado do rio Tevere (o mesmo lado do Vaticano). Ainda que você fique do lado oposto do rio, se hospedado em Trastevere, você continuará pertinho dos principais pontos turísticos de Roma como Piazza Navona, Pantheon, Campo dei Fiori, Piazza di Spagna, Fontava di Trevi e até mesmo o Coliseu.
Estar do "outro lado" do rio não é um problema. Pelo contrário. Primeiro, você fica longe das ruas mais cheias de gente, como as que circundam a Fontana di Trevi, por exemplo. Além disso, as opções gastronômicas de Trastevere, bairro boêmio da cidade, são muitas e boas.
![]() |
Quarto do Residenza delle Arti, em Trastevere |
Os hotéis. Uma dica de hospedagem bacana em Trastevere, simples porém com atendimento bem atencioso, é
Uma alternativa mais bacana e charmosa no mesmo bairro, localizada num antigo convento, é o Donna Camilla Savelli. O preço, porém, também é mais salgado.
![]() |
Vista do Hotel Abruzzi, em frente ao Pantheon |
Outras opções simples, não tão caras para o padrão de Roma e bem localizadas em Trastevere são o Hotel Domus Tibertina e o Hotel Trastevere. Nunca estive hospedado neles, não conheço a qualidade do serviço, mas uma passada rápida nos comentários do Booking.com, Venere ou Tripadvisor resolve a questão.
Já ao lado do Pantheon, que é outra atração imperdível da capital, uma opção um pouco mais cara mas bem em conta se considerarmos sua espetacular localização é o Hotel Abruzzi.
Para encerrar, se você for ficar em Roma por um período mais longo do que quatro ou cinco dias e/ou estiver em mais de duas pessoas e não se incomodar em ficar numa mesma casa, vale muito a pena, economicamente falando, procurar um apartamento no Airbnb. Tem muita opção bacana em Roma, você vai ver.
Os valores estão bem caros. Estou cogitando em ficar em airbnb em trastevere.
ResponderExcluirTem bons hotéis perto das estações, mas a região é bem intimidadora.
Abcs.
As opções dadas aqui não estão em conta. Melhor procurar em outro blog.
ResponderExcluiradorei.
ResponderExcluirAjudou muito! Acho que ficaremos no http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187791-d240834-Reviews-Hotel_San_Francesco-Rome_Lazio.html depois volto aqui para comentar!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas! Ajudaram muito, principalmente para filtrar as opções no Booking, que são muitas!
ResponderExcluirAluguei em trastevere para 4 pessoas agora em maio 2016 - 550 r$ a diária - excelente localização proximo a margem do rio , ha 1 km do coliseu . recomendo o airbnb, cha viajei por vários lugares da europa com elee nunca tive problema.
ResponderExcluirBom dia. Muito útil as dicas do blog.
ResponderExcluirEstarei indo para Roma em maio, e estou pensando em ficar em um B&B chamado "Casa de Lá Antônia", que fica na via Cesare Pascarella próximo a estação Trastevere. Alguém que conheça a região poderia por gentileza me informar se esta hospedagem é bem localizada?
Oi, Marcio. Se fosse um pouquinho mais próximo da Isola Tiberina seria ainda melhor, mas o lugar é bem bom, sim, para mim o melhor bairro para hospedagem. Eu recomendo. Abs. Gian
ResponderExcluirO Hotel Residenza di Ripetta está bem localizado?
ResponderExcluirSim, a localização é boa!
ExcluirO Hotel Residenza di Ripetta está bem localizado?
ResponderExcluir