1 de abr. de 2013

Onde comer

Para comer mal em Roma você vai ter que se esforçar. Embora a Itália toda seja famosa por seus restaurantes e por sua incrível qualidade-gastronômica-sem-frescura, Roma é uma das cidades do país onde as chances de errar são menores (em Veneza, por exemplo, elas até que são grandes).

Ainda assim, evitar aqueles restaurantes enormes que ficam grudados nos principais monumentos e praças da cidade é um bom passo para fugir dos pega-trouxas. Outro, ainda mais eficaz, é dar uma rápida olhada na proporção de turistas estrangeiros versus italianos: desconfie do lugar em que a proporção de estrangeiros for maior que uns 50%.

Talvez seja preconceito, frescura até, mas eu evito restaurantes com aquelas cadeiras de alumínio tipo Hard Rock Café ou com nomes em inglês. E costumo simpatizar com a tradicional toalha de mesa quadriculada, embora locais com toalha de papel também pareçam uma boa pedida.

Tá certo, eu paro. Vamos a alguns restaurantes.

EM TRASTEVERE


O Il Ciak, simpático restaurante que tem o cinema como tema, é uma das várias opções no Vicolo del Cinque, em Trastevere 

Já disse em alguma página por aqui que acho Trastevere o melhor bairro para um turista se hospedar em Roma. E um dos motivos é justamente a qualidade e quantidade de bons restaurantes e bares, abundantes nessa boêmia região. Saindo da Piazza Trilussa e caminhando pela Via del Moro ou pelo Vicolo del Cinque, você vai logo esbarrar com várias boas opções, e aí pode escolher aquela com ambiente e cardápio que mais curtir. Algumas das possibilidades por ali:

Gino in Trastevere - via della Lungaretta, 85
É um dos restaurantes mais tradicionais e frequentados do bairro, com cardápio variado incluindo massas, carnes, pizzas e ótimos antepastos. O ambiente é agradável sobretudo nas mesas ao ar livre.

Opções no Mario's (divulgação)
Mario's - via del Moro, 53-55
Menos turístico, tem uma zia um tanto mal-humorada tomando conta do negócio (parente do Mario, suponho). Mas a cozinha é ótima, com os pratos típicos romanos - aqueles que você curte, como carbonara e amatriciana, e também aqueles mais exóticos tipo, sei lá, trippa alla romana.

Cacio e Pepe - vicolo del Cinque, 15
Fica ao lado do Il Ciak, aquele da foto maior, ali em cima. É um pouquinho mais caro que a média da região, mas tem ótimas opções de massas e carnes.

Al Piatto Ricco - via della Peliccia, 30
O lugar meio escuro, frequentado pelos moradores da região, é todo decorado com fotos de equipes históricas da Roma, time de futebol do proprietário e da maioria dos romanos. Embora conste no cardápio, não ouse pedir, por exemplo, a cotoletta alla milanese. Como a casa se orgulha pela qualidade dos pratos romanos, você vai ter que esforçar para manter seu pedido milanês. É bem bom.

Fagioli e cipolle do Ai Marmi
Pizzeria Ai Marmi - viale Trastevere, 53-59
Outra opção dos romanos. A luz é fria e o ambiente, simples. Mas se você não busca charme e seu grande objetivo é comer bem, vai lá. Apesar do nome, não tem só pizza. Pelo contrário: apostar em um belo prato com antepastos variados pode ser uma ótima opção para o almoço ou jantar.

Panetteria Romana e Spaccio di Paste - via della Lungaretta, 28-31
É uma 'antica forneria', daquelas onde você monta seu prato. Vá ao balcão, escolha o que mais lhe apetecer das variadas opções na vitrine e coma em um dos banquinhos ou cadeiras espalhadas pelas mesinhas do lugar. O local é bem antigo, e a família proprietária já está em sua quarta geração no comando do negócio.


Para comer pizza a taglio (a pizza em pedaços é ótima opção para um lanchinho)

Panificio Arnese - via del Politeama, 27
Frequentado por estudantes da região, além das ótimas pizzas tem alguns biscoitos deliciosos.

La Boccaccia - via di Santa Dorotea, 2
Boa pizza sempre recém saída do forno. Fica pertinho de um cinema onde passam muitos filmes italianos.


FORA DE TRASTEVERE

Lula grelhada do Luzzi
Luzzi - via Celimontana 3
Trattoria e pizzaria, fica na região próxima ao Coliseu e é um dos meus restaurantes preferidos em Roma. O ambiente é legal, o antendimento em geral simpático e eficiente e, claro, a comida é deliciosa. Se o local estiver muito cheio e a fome for grande, você não vai comer mal no "Anti Luzzi" (o restaurante do outro lado da rua, nascido com um nome que retrata bem o espírito romano para aproveitar a rebarba do vizinho famoso).

Baffetto Pizzeria - via del Governo Vecchio, 114
Uma das piazzarias mais famosas e tradicionais de Roma, daquelas que não inventa sabores esdrúxulos. Fica perto da Piazza Navona. É realmente muito boa, mas, dependendo do horário, você pode ter que esperar um bom tempo para conseguir uma mesinha.

Piquenique by "Ruggeri"
Alimentari Ruggeri - Via della Pace, 29-31
Outro lugar próximo à Piazza Navona, é um mercadinho cheio de frios, queijos, pães, vinhos, biscoitos etc. Você pode fazer umas comprinhas, pedir para montarem uns sanduíches e se mandar para um piquenique nas regiões verdes da cidade, como a Villa Borghese ou o Jardim Botânico (esse último, bonito e vazio, cobra pela entrada). As praças de Roma também seriam opção, mas não sei se ainda está rolando a lei que proibe picnics nas ruas e praças da cidade.

Pigna, Enoteca di Sardegna - Via della Pigna, 3/31
É um lugar minúsculo, perto da Via del Plebiscito, especializado em vinhos e comida da Sardegna. A maioria dos clientes compra, mas não come ali. Porém, se você quiser há uma mesinha na tranquila rua de paralelepípedos, onde é possível consumir os vinhos, antepastos e uma ou duas opções de pratos disponíveis diariamente.

Sorvetes

Giolitti - Via Uffici del Vicario, 40
Sorveteria famosa e tradiconal, para muita gente a melhor de Roma. Ao seu redor existem outras mais modernas e atualmente até mais badaladas (só que eu esqueci os nomes). Aí vai do seu estilo. De qualquer forma, com os sorvetes, na Itália, você também não vai conseguir errar.

Giolitti é, para muitos, a melhor sorveteria de Roma. Mas há hoje várias boas opções ao seu redor


SÓ PRA ENCERRAR

Por fim, não se trata exatamente de uma dica gastronômica. Mas comer nessas redes de fast food italiano, tipo o Ciao (a mais famosa delas), é uma boa prova da preocupação e cuidado que os italianos têm com a comida e seus ingredientes. Porque pensa: o que deveria ser o McDonalds deles, aquela opção rápida que você acha em estações de trêm (como a Termini) e aeroportos (como Fiumicino), tem queijos, saladas, panini, massas, carnes, frutas e doces pra você escolher e colocar na sua bandejinha. Num lugar meio fuleiro, no fim das contas, você come mais ou menos como no Ráscal (sabe?). Só que paga menos da metade do preço da rede brasileira.

8 comentários:

  1. Oi, Gian!
    Boa surpresa encontrar seu blog, pois acompanho os canais ESPN e não esperava um comentarista esportivo dando dicas de viagem! hehehe
    Estou indo a Roma em Maio e estava pegando suas dicas.
    Minha dúvida: parece que as postagens são um pouco antigas. As informações e indicações ainda procedem? Ficarei inclusive em Trastevere como voce sugere. É de fato um bom local?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Pedro. As dicas são recentes e continuam valendo, sim. Estão faltando posts no blog, com dicas de passeios e, claro, coisas ligadas a futebol.. vou ver se retomo quando tiver um tempinho aqui.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Gian! Estou programando minhas férias para a Itália esse ano e..... bem, seu blog foi simplesmente o melhor que li. As dicas foram incríveis e gostaria mesmo que ver aqueles lugares onde os turistas não vão muito, mas que retrata o que de fato é a cultura local. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Gian! Estou programando minhas férias para a Itália esse ano e..... bem, seu blog foi simplesmente o melhor que li. As dicas foram incríveis e gostaria mesmo que ver aqueles lugares onde os turistas não vão muito, mas que retrata o que de fato é a cultura local. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas. Vou pra Romã em outubro e tirou minhas dúvidas quanto ao que estava em me hospedar no Trastevere. Vou com meu filho de 15 anos. Achei as ruas um pouco escuras e desertas.
    Fico receosa em sair a noite com ele e se hotel que pretendo me hospedar é seguro. Tem alguma sugestão pra mim? Pretendo ficar no B&B Roma Trastevere, na rua Trastevere. Me ajuda? Obrigada, Michele.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Michele... não se deixe impressionar pela ruas não. Em geral não há perigo algum por ali, até porque o bairro de Trastevere, à noite, costuma ser muito movimentado...
    Mas o viale Trastevere é ótimo, super acessível e cheio de opções (quanto mais perto do rio, melhor)!

    ResponderExcluir
  7. eSSE HOTEL É CONSIDERADO BOM? B&B Roma Trastevere

    ResponderExcluir